Recompensa Digital: 10 maneiras de atrair clientes

Neste artigo, vou descrever 10 maneiras de atrair clientes para o seu negócio através de Recompensas Digitais.

Como o próprio nome sugere, Recompensa Digital é um material em formato digital capaz de ajudar alguém a resolver um problema, alcançar um sonho ou realizar uma tarefa.

A ideia é divulgar esse tipo de conteúdo como forma de atrair pessoas interessadas em nosso produto ou serviço.

Elas serão nossos Leads – elemento fundamental dentro do Marketing Digital.

Afinal, se bem trabalhados, eles poderão se tornar nosso clientes – a mola propulsora e mantenedora de qualquer negócio.

A seguir, você confere 10 ideias para a elaboração da sua Recompensa Digital.

1. Geração de Leads com eBooks

O eBook é uma oferta clássica, mas ainda funciona muito bem. É a mais utilizada por nós da Roteiro Digital.

Permite que você se aprofunde em determinado assunto em um nível que provavelmente não seria possível em um post no blog, por exemplo.

Um eBook também é um bom conteúdo a ser feito em Co-Marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado.

2. Webinars

Webinar é um formato também bastante difundido para produção de conteúdo e geração de Leads. Pelo uso da voz (e ocasionalmente até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador e um microfone já é possível realizar uma gravação – lembrando, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.

Outro ponto importante é que o webinar pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar o webinar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

3. Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho.

Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.

A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos e esquece que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.

Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia a dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas e ainda pode gerar muitos Leads.

4. Ferramentas

As ferramentas vão além dos templates e ajudam seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos, que somente um template não poderia.

Ela pode tanto ser uma parte da sua própria solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.

Para construir ferramentas você normalmente precisará de um programador, e por isso é uma opção mais factível para empresas de tecnologia. Em contrapartida, é bastante difícil copiar ferramentas e por isso, independentemente do seu segmento, pode ser uma forma muito boa de se diferenciar.

5. Whitepaper

O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um eBook – logo é produzido com menos esforço –  e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão.

Pense nos whitepapers como posts mais extensos. Longos e densos o suficiente para valer a pena a não publicação no blog, porém pequenos para serem chamados de eBooks.

Vale ressaltar que, caso sua empresa invista em Google AdWords e hoje só possua ofertas de conversão direta (como pedido de orçamento, contato etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente a ação mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.

6. Pesquisas e estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.

No contexto do Marketing Digital, tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.

7. Infográficos

Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.

Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Muitas empresas criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.

8. Série de conteúdos

Já pensou em criar uma série de conteúdos e concentrar tudo em uma Landing Page? Essa é uma ótima forma de geração de Leads pois ofertas desse tipo são bastante ricas.

Série de vídeos

Não é mais novidade que vídeos são formatos cada vez mais fáceis de serem produzidos e que costumam atingir ótimos resultados. O que muita gente não sabe é que vídeos são excelentes conteúdos para geração de Leads.

Produzir um conteúdo em vídeo hoje não é só subir um arquivo no YouTube ou no Facebook. Você pode aproveitar o audiovisual para criar conteúdos ricos, como uma série de vídeos, por exemplo.

É verdade que compartilhar os vídeos diretamente nas plataformas pode gerar um alcance muito maior do que promovê-los por meio de uma Landing Page. Contudo, o contrário pode gerar muito mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Lembre-se de que tudo depende do formato. Um vídeo curto provavelmente não é um material rico o suficiente para você promovê-lo por meio de uma Landing Page, e nesse caso é melhor subir diretamente nas plataformas.

Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem ser reunidos em um material rico e utilizado como iscas para geração de Leads.

9. Quiz

Quiz é um formato que gera bastante engajamento com Leads. É relativamente fácil de fazer caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.

Vale mencionar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.

10. Kits

Os kits são formatos que têm uma aceitação muito boa, principalmente se forem de dois tipos.

1 – Coletânea de materiais diferentes sobre um assunto ou para um público/segmento específico.

2 – Dois materiais em formatos diferentes sobre o mesmo assunto.

Sobre o primeiro, trata-se de pegar materiais que já existem e que já foram lançados em outras ocasiões e reuni-los em um formato de “kit sobre determinado tema” ou “kit de tal assunto para iniciantes/tomadores de decisão/empreendedores”.

São diversas as possibilidades de combinações e o mais interessante é que possui um baixo custo de produção. Como os materiais já estão prontos, só será necessário preparar o lançamento, fazendo a Landing Page, Thank you Page, email, imagens etc.

No segundo caso, a ideia é produzir dois ou mais conteúdos sobre determinado tema e lançá-los juntos em formato de kit. Por exemplo, no Kit do Teste A/B, nós produzimos um eBook sobre o tema e uma ferramenta (calculadora de teste A/B) e os lançamos juntos, como um único material.