Como utilizar o WhatsApp como um canal de vendas?

ocê já incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas? Não?!!! Então você está deixando de aproveitar uma oportunidade enorme. E quando eu digo enorme, é enorme mesmo. São 120 milhões de usuários no Brasil e o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. 

Em outras palavras: o seu público está no WhatsApp, independentemente de quem seja. Mas você não deve simplesmente disparar mensagens e esperar chover vendas: é preciso estratégia, tratar o app como o que deve ser, um canal de vendas. 

Veja a seguir como você pode usar de forma esse aplicativo para alavancar as vendas da sua emrpesa.

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil já há alguns anos, e faz parte do nosso dia a dia de diversas formas. Há quem não comece o dia sem enviar uma mensagem inspiradora em grupos de família, quem só mantenha contato com amigos distantes por meio do app e quem use a ferramenta para alavancar seus negócios e divulgar trabalhos. 

Quando falamos sobre empresas, especialmente PMEs, o contato via WhatsApp é o que permite que muitos negócios iniciantes possam alcançar clientes e negociar vendas, sem o custo de criar um e-commerce ou manter uma equipe de atendimento. 

Mas isso não quer dizer que o “Zap”, como já ficou carinhosamente conhecido, precise ser eternamente um canal paralelo ou só para atendimentos rápidos. Assim como foi com o telefone, já está mais que na hora de profissionalizar o uso do WhatsApp no seu processo de vendas.

O WhatsApp tem potencial para aproximar um contato que poderia ser percebido como mais frio e padronizado por outros meios, como o email. Ele também permite ganhos de produtividade e escala, uma vez que o mesmo vendedor pode dar atenção para vários clientes por mensagem enquanto aguarda uma resposta, o que é inviável por telefone. 

O app também gera uma quantidade importante de dados, que podem ser metrificados e utilizados pela gestão comercial, como o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta. Além disso, as mensagens são um registro instantâneo das negociações. 

Por isso, vender pelo WhatsApp não precisa ser algo improvisado ou provisório, ou restrito para empresas iniciantes. O app pode ser, sim, um canal de vendas como qualquer outro, e está caminhando cada vez mais para isso

Como adaptar o processo comercial?

Os big bosses do Zap perceberam essa oportunidade de uso da plataforma e estão fazendo adaptações para torná-lo ainda mais útil e atrativo para empresas. Da mesma forma, você também precisa fazer algumas adaptações no seu processo comercial para encaixar o WhatsApp como um canal de aquisição e vendas.

Vamos focar no uso do Zapzap como um canal de contato com Leadse oportunidades, para acelerar a tomada de decisão. As adaptações no processo comercial para essa implementação vão passar por todas as etapas, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. 

Primeiro contato e qualificação

Se você tem um time de vendas, ele provavelmente utiliza email ou ligações como meios de contato, certo? Incluir o WhatsApp nesse ciclo é essencial para usufruir de diversos benefícios, como o ganho de escala e celeridade.

O WhatsApp pode ser parte do processo de primeiro contato, por exemplo. Em vez de apenas ligar para um Lead, um vendedor pode enviar uma mensagem para marcar o melhor horário para uma ligação, ou fazer toda a qualificação via mensagem mesmo, dependendo da disponibilidade do Lead.

Assim, uma oportunidade que ficaria parada por dias até uma reunião formal pode avançar no funil de vendas em questão de horas. 

Follow-up e comunicações rápidas

Também é interessante usar o WhatsApp para enviar lembretes de reunião, fazer follow-ups mais rápidos e enviar arquivos de imagem e vídeo, como apresentações e demonstrações do seu produto/serviço. 

O envio de mensagens de áudio também pode ser explorado, desde que isso seja alinhado com o cliente. A ideia não é substituir uma ligação por uma troca de áudios, evidentemente. 

O WhatsApp não descarta outros canais, como o email e o telefone, mas complementa. Em negociações B2B, é bem provável que o email continue sendo utilizado para formalizar as decisões e envolver mais pessoas nas conversas; as ligações e videochamadas são muito relevantes em vendas complexas.

A intenção é otimizar o tempo dos vendedores e explorar um canal em que todos os seus potenciais clientes estão durante uma grande parte do dia.

Fechamento e pós-venda

Depois da assinatura de um contrato ou da compra do produto, vendedores e clientes podem continuar em contato via WhatsApp para acertar todos os detalhes da contratação e fazer a passagem de bastão para as próximas etapas.

Com isso, o vendedor fica mais livre para tocar outras negociações sem ter a agenda ocupada por vendas que já foram fechadas, e o cliente não fica sem o devido atendimento. 

Por falar em atendimento, ter o WhatsApp como um canal de suporte também é bastante interessante. Você pode automatizar o primeiro atendimento, com o uso de chatbots para responder às dúvidas mais comuns, e só enviar ao time de suporte os tickets mais complexos. 

Cuidados importantes

Ainda estamos aprendendo a utilizar o WhatsApp no meio profissional, e isso exige alguns cuidados importantes.

Nada de colocar os telefones pessoais dos vendedores para responder às mensagens dos clientes! Se for investir no WhatsApp como canal de vendas, cada vendedor deve ter um telefone corporativo, para evitar mensagens fora do horário de trabalho e até mesmo abordagens indevidas. 

O celular corporativo também evita distrações (como aplicativos de redes sociais e mensagens pessoais) e pode ser repassado para novos vendedores sem perda do histórico. 

Outra dica é o uso do WhatsApp Web, que facilita a gestão das conversas ao longo do dia. Para quem não conhece, o WhatsApp Web é uma versão do aplicativo que te permite utilizar os principais recursos da ferramenta no computador. 

É possível enviar mensagens de texto, imagens, áudios, vídeos e arquivos, além de poder deixá-lo aberto o tempo todo no navegador enquanto trabalha. O uso da versão web facilita o envio e a leitura de mensagens mais longas, a organização e o download de arquivos e a própria visualização das conversas!

Espero que tenha gostado das dicas. Até a próxima!

Fonte: RD Station e Rock Content