Como fazer um boa gestão de Redes Sociais?

Como o próprio nome sugere, gerir redes sociais significa monitorar o que você faz em cada um desses locais com o intuito de manter seus perfis sempre em ordem para alcançar seu objetivo que, na maioria das vezes, é atrair mais clientes para seu negócio.

A gestão de redes sociais é um conjunto de ações diárias que você faz em suas mídias para não apenas divulgar seu negócio, mas principalmente para aproximar e fidelizar os usuários.

Essas ações vão desde a escolha da rede social na qual você criará um perfil até a análise de um conteúdo a ser publicado.

Isso significa que, fazer uma boa gestão de redes sociais é entender desde o princípio seu público e, principalmente, o motivo para interagir com as pessoas em um determinado canal de comunicação.

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

É muito importante saber monitorar bem suas mídias sociais porque elas são uma das principais ferramentas para  interagir com seu público.

Além disso, é também com elas que você abre espaço para que as pessoas conheçam melhor seu trabalho já que, como dissemos, é possível fazer das redes sociais uma vitrine para seu negócio.

Você pode, por exemplo, divulgar melhor seus produtos ou serviços por meio de imagens, textos e até mesmo vídeos.

Porém, não faça de suas redes sociais apenas uma vitrine, falando sempre de seu negócio, porque isso pode gerar o desinteresse dos usuários com suas mídias.

O ideal é você entregar 80% de conteúdo valioso para seus seguidores e apenas 20% sobre seu produto, marca ou serviço.

Outra vantagem de utilizar mais de uma rede social é que você abre vários canais de interação com os clientes além do SAC, o que pode facilitar sua comunicação.

Isso é muito importante principalmente se você tem um negócio digital, porque você consegue humanizar e criar mais empatia entre os usuários e sua empresa.

Por último, a principal vantagem é se fazer conhecido.

Como gerir suas redes sociais?

Até agora, você já sabe que é muito importante interagir com seu público e que ele se encontra em diversas redes sociais.

Você percebeu também que é preciso estar presente em mídias diferentes para conseguir se comunicar melhor com quem pesquisa sobre seus produtos.

A partir de agora, vamos te ajudar a entender como você pode fazer uma gestão de redes sociais desde o planejamento até a prática.

1. Conheça bem sua audiência

Antes mesmo de escolher em qual canal de comunicação criar um perfil, você precisa pesquisar bem quem é seu cliente em potencial para estar ativo onde essas pessoas estiverem.

Para isso, você tem que ter bem definido, desde o início, quem é sua persona, ou seja, o público para quem você falará.

Tente entender seus hábitos de compra, seus gostos pessoais, suas dores e, principalmente, quais são as redes sociais mais usadas por essas pessoas.

É provável que você tenha mais de uma persona para seu negócio, e isso não é um problema.

O que você precisa ter em mente é que você deve estar presente onde esse público estiver, por isso, nunca comece uma estratégia sem antes ter bem definido para quem você fará aquela ação.

Porém, depois de saber para quem você falará e entender quais redes você usará, não basta apenas criar um perfil em cada uma delas e acreditar que a comunicação fluirá facilmente.

Você precisa desenvolver um bom trabalho de divulgação nesses canais, e isso exige planejamento.

2. Escolha suas principais redes sociais

Como já dissemos no início deste post, seu público provavelmente está em mais de uma rede social.

Porém, isso não significa que todas as pessoas que têm Facebook tenham também um perfil no LinkedIn, por exemplo.

A verdade é que existem várias redes sociais e você pode até conhecer os canais que sua audiência usa fazendo uma pesquisa de personas, mas isso não significa que todas as pessoas estarão ao mesmo tempo em todas as redes mapeadas por você.

Afinal, cada usuário tem um gosto diferente, e isso se aplica também na escolha das redes sociais que serão utilizadas por eles.

Então, para que você consiga alcançar o máximo de pessoas possíveis, depois de entender os locais onde sua audiência está, é muito importante criar perfis de sua marca em todos esses canais de comunicação.

Aos poucos, você perceberá se há necessidade de começar a ser ativo também em outras redes.

A verdade é que você precisa testar, e só será possível ver qual a melhor rede social depois que você começar a utilizá-las.

3. Tenha um objetivo

De nada adianta ter vários perfis em redes sociais diferentes se você não tiver um objetivo para elas.

Isso porque, apenas usar um desses canais de comunicação sem uma meta definida não fará com que seu empreendimento cresça da maneira que você imaginou.

É por isso que você precisa definir suas metas em cada rede social e entender quais são as melhores estratégias de marketing para cada mídia.

Alguns objetivos que você pode ter nas redes sociais são:

  1. Divulgar sua marca/produto/serviço;
  2. Interagir e se comunicar melhor com sua audiência e clientes em potencial;
  3. Educar seu público com conteúdo de qualidade;
  4. Criar uma comunidade de fãs que serão divulgadores de seu negócio;
  5. Aumentar suas vendas;
  6. Criar anúncios.

Independentemente da estratégia que você escolher, tenha sempre em mente que, para conseguir fazer uma boa gestão de redes sociais, você precisa definir um objetivo em comum.

Assim, você consegue pensar em ações que se completam não apenas com suas divulgações em outros canais de comunicação, como também com o momento pelo qual sua empresa está passando.

O interessante na hora de fazer esse planejamento é que você não precisa focar no mesmo objetivo o tempo inteiro.

Depois de criar seus perfis nas redes sociais e começar a divulgar sua marca, pode ser que você ache interessante mudar sua meta, e isso pode ser feito a qualquer momento.

O importante é sempre ter algum objetivo para que suas ações não sejam em vão e tenham um direcionamento.

4. Produza conteúdo relevante

Há muito conteúdo na internet, e os usuários têm acesso a tudo que é produzido diariamente.

Com tanta informação assim, você precisa encontrar maneiras de se destacar para conseguir chamar a atenção de quem te segue nas redes sociais.

Um passo muito importante para conseguir criar conteúdos de qualidade e relevantes é entender bem quais são os melhores formatos de publicação em cada rede social.

Vamos para alguns exemplos:

  • No Facebook, tente mostrar informações sobre seu negócio; publique chamadas que levem para os textos de seu blog; faça chamadas para seus vídeos; publique anúncios de seus produtos.
  • O Instagram é uma rede social mais visual, por isso, capriche nas fotos, faça stories, mas tente não mostrar apenas seu produto o tempo inteiro.
  • Com um canal no YouTube, você pode criar vídeos que mostrem soluções e explicações para pequenos problemas diários relacionados a seu negócio e fazer collabs com outros YouTubers para atrair novos públicos.
  • Use o LinkedIn para divulgar possíveis vagas em seu empreendimento; crie artigos na própria rede para aumentar sua autoridade em seu nicho e compartilhe posts de seu blog.
  • No Twitter, você pode criar enquetes; fazer uma copy interessante com poucas palavras que desperte o interesse das pessoas para conhecer seu negócio, etc.

Independentemente da rede social que você escolher, essa premissa deve ser sempre levada a sério: crie conteúdos relevantes para sua audiência.

5. Seja consistente

Você já entendeu quem é seu público, sabe quais são as redes sociais mais utilizadas por ele, tem conteúdos interessantes, mas não publica com consistência?

Esse é um grande erro na hora de fazer sua gestão de redes sociais. Não adianta nada ter tudo planejado se você não interagir constantemente com sua audiência nas mídias sociais.

As pessoas gostam de saber que você se importa com elas, e uma maneira de fazer isso é criando conteúdo relevante sempre.

Não estamos dizendo aqui que você precisa postar algo novo todos os dias, mesmo porque isso pode ser difícil inicialmente, especialmente se você trabalha sozinho.

Mas é muito importante você ter uma constância em suas publicações.

Por isso, crie um calendário editorial e planeje todas as interações que você fará em cada rede social.

Nós sugerimos que você faça um calendário para cada mídia e, a princípio, intercale os dias que postará nelas para que você não se esqueça de nenhuma e seja constante em todas suas redes sociais.

Você pode publicar, por exemplo:

  • Segunda, quarta e sexta – Facebook;
  • Terça e quinta – YouTube;
  • De segunda à sábado pela manhã e noite – Instagram;
  • De quarta a domingo à tarde – Twitter.

Perceba que esse não é o melhor calendário para todos os negócios.

Mais uma vez, sua persona será essencial aqui para você entender quais os melhores dias e horários para publicar em cada rede social.

O importante mesmo é ter consistência e publicar conteúdos interessantes pelo menos toda semana.

Assim, seus seguidores saberão os dias certos que eles conseguem interagir com você em cada rede e eles esperarão por suas publicações.

6. Agende suas publicações

Essa é uma dica valiosa principalmente para quem trabalha sozinho.

Depois de ter um calendário editorial pronto, você pode agendar suas publicações nas redes sociais para não se esquecer de postar nada.

Geralmente, essas mídias já possuem a opção de programar uma postagem para que ela saia depois de alguns dias.

Porém, se a rede social que você escolheu usar não tiver essa opção, você pode colocar um alerta semanal em seu calendário para sempre se lembrar de colocar no ar o conteúdo que você preparou.

7. Meça seus resultados

Saber medir seus resultados é fundamental para entender se sua gestão de redes sociais está gerando algum ganho para seu negócio.

Para isso, você precisa voltar às metas que definiu lá no início e analisar as métricas relacionadas a elas para ver se elas funcionaram.

Por exemplo, se seu objetivo inicial era vender mais, analise a quantidade de vendas feitas em um mês antes de usar o Facebook e o número de vendas realizadas no mês que você divulgou mais sua página de vendas no Facebook.

Assim, você verá se essa estratégia foi realmente efetiva para o objetivo estabelecido.

É provável que você tenha resultados diferentes em cada rede social e, com isso, acabe mudando suas metas para cada mídia.

Continuando com o exemplo do Facebook, você pode acabar percebendo que, ao invés de aumentar suas vendas, você conseguiu mais leads, que são clientes em potencial.

Isso pode te ajudar a entender que o tipo de conteúdo ideal para sua página do Facebook é aquele que educa mais sua audiência, e não aquele que realmente vende, que foi o que falamos no início deste post.

Então, mantenha suas publicações na medida 80/20 (80% de conteúdo que educa e apenas 20% de conteúdo que vende) e pense em postagens diferentes para chamar a atenção dos usuários dessa rede. Você pode, por exemplo, fazer ações diferente em datas comemorativas.

Então, nunca deixe de metrificar e analisar todos os dados para entender quais são as estratégias que estão funcionando melhor em suas redes sociais.

Você está pronto para começar?

Para você que chegou até aqui, com certeza percebeu como é importante se conectar com seu público e seus clientes em potencial com as redes sociais.

Nós já dissemos aqui que existem vários canais de comunicação para você ampliar sua relação com os usuários de cada uma dessas mídias

E você também já entendeu como é importante planejar-se com antecedência para utilizar as redes sociais da melhor maneira possível.

É por isso que você precisa começar agora mesmo a fazer sua gestão de redes sociais.

Mesmo que você já utilize mais de uma rede social, pare o que está fazendo, analise, veja se está gerando resultados e comece a monitorar melhor seus perfis.

Assim, você conseguirá entender qual estratégia realmente tem funcionado e quais são as melhores redes sociais para você interagir com seu público.