Como usar o Audience Insights

O número de empreendedores digitais não para de crescer, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Por esse motivo, cresce também a quantidade de pessoas que oferecem produtos e serviços pela internet.

Com a facilidade de acesso e conexões rápidas e democráticas, os negócios digitais se tornaram extremamente acessíveis e  lucrativos.

Nesse cenário, um dos principais diferenciais é a definição exata da persona para que suas ações de marketing sejam precisas e eficientes.

Se você ainda definiu sua persona, saiba que existem diversas ferramentas disponíveis na própria internet que facilitam essa pesquisa.

Uma delas é o Audience Insight do Facebook.

O que é o Audience Insights do Facebook?

Imagem do Audience Insights do Facebook

O Audience Insights do Facebook é uma ferramenta de aferição de interesses baseada no banco de dados de todos os usuários da rede.

Ele faz parte do conjunto de ferramentas do Facebook IQ, braço voltado para o marketing digital e promoção de produtos e serviços.

No Audience Insights, a dinâmica dos mecanismos de divulgação do marketing digital atual é sempre voltada para resultados e constantemente atualizado, fazendo com que a ferramenta seja sempre eficiente.

Com este mecanismo é possível encontrar as principais tendências de comportamento e de consumo e, assim, direcionar a divulgação de forma efetiva e com bons resultados.

Por que é tão importante conhecer sua audiência?

Divulgar corretamente um produto ou serviço não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Se por um lado são milhões de usuários a um click de distância, por outro, o risco de não atingir o público certo é muito grande.

As redes sociais são utilizadas atualmente por pessoas de todas as faixas etárias e econômicas, com os mais variados interesses e perfis de consumo.

Portanto, engana-se quem acredita que basta divulgar algo nas redes sociais para ter sucesso.

É preciso conhecer, e muito bem, qual é sua audiência, seja em um perfil pessoal ou em uma página de produto ou serviço.

No Facebook, assim como em outras redes sociais, muito mais que a quantidade de seguidores, o que importa é a qualidade dessa audiência.

E essa qualidade se traduz em potencial de consumo.

Sem conhecer a audiência, é impossível, por exemplo, determinar a linguagem mais adequada para estabelecer uma comunicação eficiente com seu público.

Uma linguagem formal dificilmente terá aceitação junto a um público bem jovem, enquanto termos coloquiais e o uso de gírias não serão bem aceitos por uma audiência mais erudita e formal.

Além da questão da linguagem, sem conhecer a fundo sua audiência não é possível mensurar quais os canais adequados para que essa comunicação se concretize.

Determinando corretamente sua persona é possível saber se o envio de material é mais produtivo através de mensagens, email, direct, aplicativo de mensagem ou ainda vídeo, texto, gifs ou outras mídias atuais.

Diante dessas dúvidas e demandas é que a ferramenta Audience Insights do Facebook se mostra muito eficiente.

Quais são os tipos de insights disponibilizados?

A ferramenta Audience Insights do Facebook disponibiliza informações que estão divididas em três grupos:

  1. Insights sobre pessoas,
  2. Insights sobre publicidade;
  3. Ferramentas e recursos.

Vejamos agora um pouco mais sobre cada um desses itens:

1. Insights sobre pessoas

Imagem do Audience Insights do Facebook

Neste grupo estão as informações sobre os usuários e seu comportamento nas redes sociais.

É possível encontrar nessa sessão dados estatísticos sobre horários, localizações geográficas, duração do acesso, quais os dispositivos utilizados, quais aplicativos e uma série de outros dados relevantes para a elaboração da sua persona e estratégia de marketing.

Outra característica desse recurso é a comparação entre períodos específicos, o que traduz corretamente a mudança de tendências das pessoas ao longo do tempo.

Como sabemos, a navegação cotidiana das pessoas muda constantemente, assim como seus hábitos e suas tarefas do dia a dia.

Então, poder mensurar essas alterações com precisão faz toda diferença.

2. Insights sobre publicidade

Imagem do Audience Insights do Facebook

Nessa sessão, o Audience Insights do Facebook trata sobre detalhes específicos na forma e no conteúdo da publicidade feita no meio digital.

Ele mostra quando e como utilizar vídeos, textos, imagens, gifs, como obter resultados mais expressivos, como alavancar publicações, como mensurar o resultado de campanhas e mais uma série de dicas importantes sobre as tendências específicas no campo da publicidade virtual.

A palavra mensuração aparece constantemente nesse tipo de estratégia, já que se busca a otimização dos recursos investidos nessas ações de divulgação.

3. Ferramentas e recursos

Imagem do Audience Insights do Facebook

Outro item que compõe o Audience Insights do Facebook diz respeito às ferramentas e recursos, ou seja, o instrumental que a plataforma disponibiliza para a implementação dessas estratégias.

Encontramos aí:

  • Insights do público: um recurso que te ajuda a se inspirar para fazer campanhas com dados sobre dois bilhões de pessoas que utilizam o Facebook.
  • Cross Border Insights Finder: recurso que permite a comparação entre insights de diferentes países, oportunizando assim a expansão ao redor do globo.
  • Central de Criativos: na qual você pode acompanhar campanhas de sucesso e também criar modelos de anúncios que podem ser testados previamente.

Além destes, outros recursos e ferramentas são disponibilizados, como o Facebook para empresas, o Instagram para empresas e o Facebook Blueprint, acessório para a criação de posts e de campanhas.

Como utilizar o Audience Insights do Facebook?

Como vimos até aqui, o Audience Insights do Facebook é uma ferramenta completa, com inúmeros recursos disponíveis para a criação, mensuração e análise de campanhas bem sucedidas.

Para exemplificar sua utilização, iremos nos concentrar no uso do Insights do Público e em como ele funciona.

Ao acessar a aba do Insights do Público, você verá uma tela para selecionar o público que você deseja visualizar. É possível escolher entre Todos no Facebook ou Pessoas ligadas a sua página.

Imagem do Audience Insights do Facebook

Se você já tem um público expressivo, não precisa pesquisar em toda a rede.

Mas caso ainda não tenha uma audiência, selecione a segunda opção para ver as tendências do Facebook.

Depois disso, você terá informações das mais variadas possíveis, como:

  • Dados demográficos;
  • Gostos da página;
  • Local;
  • Atividade;
  • Nível acadêmico;
  • Gênero;
  • Estado civil.
Imagem do Audience Insights do Facebook

Há, ainda, um gráfico com os principais cargos das pessoas que estão no Facebook.

Imagem do Audience Insights do Facebook

Se você quer fazer uma pesquisa mais específica, complete os campos localizados no canto esquerdo da ferramenta para selecionar um público com as características da audiência que você quer atingir.

Alguns campos importantes são:

  • País;
  • Interesse (principalmente se você já atua em um nicho);
  • Idioma;
  • Segmentos de mercado.
Imagem do Audience Insights do Facebook

Tendo essas informações como base, você conseguirá entender quem é o público para o qual você precisa direcionar suas estratégias de marketing ou até mesmo conseguirá definir que tipo de produto ou serviço você deve oferecer para vender mais.

Comece a usar o Audience Insight do Facebook

Embora grande parte da população mantenha e utilize cotidianamente um perfil no Facebook, ainda é restrito o número de pessoas que veem nesta rede social uma oportunidade real de negócio.

Muitos não conhecem direito os recursos e as ferramentas de divulgação e, principalmente, desconhecem o potencial imenso de divulgação que ele oferece.

Como vimos, não bastam os números expressivos de usuários, é preciso saber quem é o público ao qual se destina o seu produto ou serviço.

Uma postagem feita sem estratégia dificilmente irá alcançar resultados expressivos.

Por isso, o passo inicial é conhecer bem a audiência que você quer alcançar.

Mas, mesmo diante dessa necessidade, surgem muitas dúvidas na hora de definir com exatidão o seu público que, no mercado digital é conhecido como persona.

A persona é a base de qualquer estratégia de marketing, já que é dela que partem todas as demais definições.

Pense nisso e bons negócios!