Email Marketing funciona?

Durante muito tempo, o email marketing foi sinônimo de spam e comunicações intrusivas.

Porém, graças ao avanço das estratégias e ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou uma das melhores formas de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

E não para por aí!

Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais de marketing digital e inbound marketing, o email é um canal extremamente democrático.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, o email marketing não morreu, e pode ser um ótimo aliado nas estratégias de crescimento do seu negócio.

O que é email marketing?

O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais consumidores, via email.

Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

  • Oferta de passagem aérea
  • Promoções
  • Confirmação de uma compra online
  • Newsletter

No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”).

Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Em razão disso, durante muitos anos o email marketing foi visto como uma comunicação invasiva (algo chato, mesmo!).

Mas isso mudou, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

Por que utilizar email marketing?

Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital.

No entanto, o email marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de email e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos.

Veja alguns motivos:

Grande alcance

Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019.

Esse número representa mais de um terço da população mundial!

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais.

Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de email.

Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem.

Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível.

Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Por outro lado, no email marketing, o mesmo não acontece.

Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível.

Isso significa que se você selecionar 100 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu email na caixa de entrada.

Formato flexível

O email é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura.

Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.

Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa.

Portanto, o email pode ter o formato de que você desejar!

Retorno financeiro

Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de  3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “roteirodigital.com.br”), uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Aliás, ter uma boa ferramenta de email marketing é fundamental.

Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas como o Mailchimp.

Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto.

Por isso, o email é o canal de marketing digital que apresenta um dos melhores retornos financeiros — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.

Qual o papel do email marketing na sua estratégia?

Embora o email marketing seja vinculado com frequência a uma abordagem promocional e comercial, ele vai muito além dessa estratégia.

Quando alguém dá permissão a uma empresa de enviar emails diretamente na sua caixa de entrada, esta pessoa está te dando acesso a uma parte da sua vida pessoal, assim como abertura a conversa.

Afinal, nosso email é o que utilizamos não só para receber mensagens de empresas que gostamos, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Portanto, em uma estratégia de marketing, o email é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes.

E isso pode trazer resultados incríveis!

Confira abaixo como o email marketing se encaixa na sua estratégia de marketing digital.

Engajar os leads

Quando uma pessoa opta por receber emails da sua empresa, ela espera que você mantenha contato com ela de tempos em tempos.

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas se esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de contatos via email!

Portanto, o email marketing pode ser utilizado na sua estratégia de marketing para engajar seus leads.

Isso pode fazer com que seus leads se lembrem sempre de você, aumentando as chances de que virem clientes.

Promover seus conteúdos

Se você possui um blog, sabe que promover os conteúdos que você produz é essencial para o sucesso da sua estratégia.

O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir para que os posts do seu blog ganhem mais acessos, e assim aumentar a sua visibilidade na Internet.

Nutrir e educar seus leads

A  nutrição de leads é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing.

Apenas com ela é possível transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e estreitar seu relacionamento com eles.

O email é o melhor canal para nutrir seus leads, pois apenas ele permite que você envie mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo.

Portanto, se você utiliza uma ferramenta de automação de marketing, poderá utilizar o email marketing para nutrir e educar seus leads.

Vender

Você já recebeu emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entrada?

Muitas empresas, especialmente aquelas que vendem produtos diretamente para consumidores como roupas e passagens aéreas, utilizam esse canal para aumentar suas vendas.

Hoje em dia, é possível estimular seus contatos a realizar transações com apenas um clique a partir do email.

E em breve, o pagamento diretamente no email também será uma realidade.

Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Se relacionar com consumidores e clientes

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes!

A parte de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound e você precisa estar atento a ela.

Compradores satisfeitos trazem diversos benefícios para seu negócio, e você pode manter esse relacionamento por email.

Aproveite este canal para enviar para seus clientes conteúdos relevantes, além de descontos e promoções.

Dicas para escrever emails incríveis

Quando você já tiver uma ferramenta para enviar emails, um template e uma lista de contatos, estará ansioso para enviar seu primeiro email.

Porém, algumas boas práticas devem ser seguidas.

Mantenha o texto curto

Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos hoje em dia é de 8 segundos?

Com isso em mente, fica claro que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus emails.

Revise e edite seus emails para se livrar de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem.

Vá direto ao ponto do que você quer falar, e evite distrações.

Use a linguagem adequada

Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus emails?

A partir disso, você poderá determinar qual tom de voz usar, e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.

Estabeleça um tom de conversa

O email serve para nutrir relacionamentos com sua lista de contatos.

Portanto, crie proximidade nos seus textos, trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos.

Dicas para escrever emails incríveis

Agora que você compreendeu a importância do email marketing, comece a traçar um plano de ação para incorporar essa poderosa ferramenta em suas estratégias de marketing.

Mas atenção: tome muito cuidado quanto à quantidade de emails a serem enviados.

Quando utilizada de forma errada, essa ferramenta pode ser “um tiro no pé”.