Remar na mesma direção

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Imagine ser convidado para uma viagem rumo ao desconhecido. Angustiante, não?! Pois bem, saiba que muitas empresas trabalham dessa forma. Dirigentes e colaboradores não sabem ao certo a lógica de funcionamento da empresa, nem a razão de sua existência, muito menos onde ela pretende chegar. Mas como podemos resolver esse problema? O primeiro passo é definir o trio Missão-Visão-Valores (MVV) online vytorin.

Mas, afinal, o que significa cada um desses termos:

  • Missão: é a razão de a empresa existir;
  • Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo);
  • Valores: comportamentos que devem nortear as relações da empresa, seja no ambiente interno ou no atendimento a clientes e fornecedores.

Na verdade, costumo dizer que esse trio é a bússola que orienta o crescimento de uma empresa ou corporação. Apesar disso, poucos empreendedores dão a devida importância ao tema. Quando não, limitam-se a colocar na recepção da empresa uma placa com frases soltas e sem sentido. Há casos, inclusive, em que esse tipo de mensagem acaba se tornando motivo de piada, uma vez que os dizeres expostos ali estão muito distantes da realidade da empresa. Você mesmo já deve ter visto uma dessas placas meramente decorativas por aí…

Agora, se você sabe da importância dessas informações, mas tem dúvidas sobre como chegar a elas, aí vão algumas dicas.

 

Passo 1 – Definindo a missão

Qual é o principal benefício que sua empresa leva para o seu público? Qual é o seu principal diferencial competitivo? Agora, junte as duas respostas em uma frase curta e fácil de ser lembrada. No fundo, essa frase deve resumir a razão de ser da sua empresa.

 

Passo 2 – Difinindo a visão

Daqui a três anos, como você quer que a sua empresa esteja? Defina a situação a ser alcançada e estabeleça metas numéricas. Por exemplo, a visão da Cacau Show era ser a maior rede de chocolates finos do mundo e a meta numérica era atingir mil franquias até 2010 – o que foi atingido.

 

Passo 3 – Definindo os valores

Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser admirada? Essa lista pode servir de lista de valores de sua empresa? Caso sim, você chegou à resposta. Se não, refaça a lista. E lembre-se: esses valores nortearão todas as relações da empresa.

Vale ressaltar que definir essas informações não é tão fácil e pode exigir um ou mais dias de reflexão. Mas não deixe de insistir. Essa tarefa é muito importante para o planejamento do seu negócio. Uma empresa que não sabe para que existe dificilmente conseguirá uma definição clara de sua estratégia de crescimento.

Em seguida, descubra maneiras de incorporar esses conceitos na cultura da empresa. A declaração Missão-Visão-Valores deve ser praticada, se possível, todos os dias. Até que todos estejam remando na mesma direção.