O que é empreender?

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Depois de passar vários anos estudando duas áreas pelas quais tenho verdadeira paixão – empreendedorismo e comportamento humano -, descobri que apostar em nossos sonhos é a melhor maneira de nos sentirmos plenamente realizados. Por isso, decidi compartilhar minhas experiências e aprendizados como forma de motivar outras pessoas a lutar pelos seus ideais.

Mas, afinal, o que é empreendedorismo? Se fôssemos recorrer aos dicionários, encontraríamos definições do tipo: empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Achou complicado demais? Então vamos por outro caminho. Costumo dizer que a principal diferença entre o empresário que se limita às funções de dono da empresa e o empreendedor é a atitude. O primeiro tem uma postura passiva diante da realidade, já o segundo está sempre em busca de novos desafios, de transformações you could try these out. Ele sabe que pode ser uma pessoa melhor a cada dia, e age nesse sentido. O verdadeiro empreendedor está sempre buscando maneiras de construir sua melhor versão para si e para o mundo.

Isso não significa, porém que não haverá obstáculos pelo caminho. Pelo contrário, uma das principais habilidades do empreendedor é encontrar soluções e oportunidades onde todo mundo só vê problema. Não quero dizer com isso que devemos ignorar as dificuldades. Elas existem e devem ser consideradas. O que eu defendo, no entanto, é uma postura de enfrentamento dos problemas. Ficar reclamando não adianta nada. É pura perda de tempo!

O melhor caminho é a busca de oportunidades, mesmo em um cenário de tantas incertezas como o nosso. E aqui vai uma dica: veja o mundo com a curiosidade e o encantamento de uma criança. Analise os problemas e busque soluções. Aliás, se possível, vá além. Tente imaginar de que forma você pode colocá-las em prática e incentivar outras pessoas a caminhar na mesma direção. Seja o protagonista das mudanças; seja você a diferença.

Como você deve ter percebido, empreender é muito mais do que o emaranhado de palavras difíceis do início deste texto. Empreender é identificar oportunidades, sair da zona de conforto, inovar, gerar empregos, liderar, compartilhar ideais, trabalhar em equipe, contribuir com o crescimento de um país, imprimir a sua identidade no modo de produzir e comercializar um produto ou serviço. É um percurso exaustivo, mas extremamente recompensador.

Ah, e se no meio dessa aventura toda, a queda for inevitável, saiba levantar, transformar a experiência em aprendizado e seguir adiante. Como diz Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria: “Empreender é sair na chuva para se molhar. E se encantar com isso”.

Obrigado a você pela companhia e até o nosso próximo encontro.