O Google nem sempre foi rei! [com vídeo]

Você sabia que o Google nem sempre foi rei? Isso mesmo. O primeiro site de buscas famoso no mundo foi o Yahoo.

Mas por que o Yahoo foi superado pelo Google? A resposta é simples. O Yahoo começou a priorizar conteúdos patrocinados, ou seja, quando alguém digitava uma palavra-chave, o que aparecia era uma lista de conteúdos patrocinados por empresas, e não necessariamente informações relevantes para o público (resultados orgânicos).

Abrindo espaço para a concorrência

Sem perceber, fazendo isso, o Yahoo estava abrindo espaço para seu maior concorrente: o Google. Este, sim, adotou um sistema de buscas baseado em buscas orgânicas e, em poucos anos, engoliu seu concorrente.

Só para se ter uma idéia, do total de brasileiros que pesquisam informações na internet, 90% o fazem utilizando o Google.

A lógica do Google

O Google utiliza um sistema de buscas baseado em uma lógica relativamente simples: quanto mais pessoas acessam um determinado site, mais relevância ele ganha nos motores de buscas do Google.

A ideia desse princípio de funcionamento partiu de Larry Page, um dos fundadores do Google, que se inspirou nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Stanford University, na Califórnia (EUA).

Impressora de Lego

O garoto, capaz de produzir uma impressora jato-de-tinta com peças de Lego (detalhe: a impressora funcionava), criava naquele momento a pedra fundamental de um império chamado Google!