Marketing Digital em Limeira

Neste artigo, vou falar um pouco da minha visão sobre Marketing Digital em Limeira.

Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que não é meu objetivo apresentar nenhum tipo de “verdade absoluta” sobre o tema.

Até mesmo porque estamos falando de um segmento em constante movimento e transformação.

O objetivo deste texto é apresentar algumas impressões sobre como a cidade de Limeira tem se comportado frente a um assunto que tem despertado cada vez mais atenção do mercado, não só no Brasil como no mundo todo.

O meu ponto de vista sobre o assunto tem como base fatos, aprendizados e experiências que vivi ao longo de 17 anos atuando em mídias on-line e off-line.

Aliás, essa diferenciação não faz o menor sentido nos dias de hoje. As ações de marketing de uma empresa devem ser pensadas de forma integrada e estratégica.

Dito isso, vamos à análise.

O interesse dos empresários no Marketing Digital

Em primeiro lugar, quero ressaltar que tenho percebido um avanço no interesse de empresários e do público geral em relação ao Marketing Digital.

Tive uma boa prova disso na palestra que realizei no dia 15 de fevereiro, no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira), com o tema Marketing Digital para Empresas.

Os convites se esgotaram rapidamente e, infelizmente, quem deixou para a última hora, não conseguiu participar.

Já o público presente acompanhou tudo atentamente, procurando entender os conceitos desse novo marketing.

Mas, afinal, que marketing é esse?

Bom, em linhas gerais, podemos dizer que o marketing digital (inbound) tem uma diferença crucial em relação ao marketing tradicional (outbound).

Neste último, víamos uma constante tentativa das empresas de empurrar seus produtos e serviços “goela abaixo” de todos nós, consumidores: “compre, compre, compre”.

Naquele, as empresas se utilizam de recursos do mundo digital para anunciar para quem pode ter maior interesse em consumir seus produtos e serviços.

É o que chamamos de marketing de atração.

É claro que essa mudança de paradigma tem causado transformações em um nível muito mais profundo dentro da área de marketing, mas fiquemos apenas com essas definições por enquanto, até porque o foco desse artigo é outro.

O que eu gostaria de reforçar aqui é que, mesmo não sendo um assunto de fácil compreensão, durante a palestra, era nítido o esforço das pessoas em entender melhor os conceitos que, sim, estão revolucionando a forma como as empresas se comunicam com seu público.

E isso é muito bom!

Percebo esse mesmo interesse nos atendimentos que tenho realizado nas empresas dos mais diversos segmentos de mercado.

Aos poucos, mas de uma forma cada vez mais rápida, os empresários têm percebido a importância de usar o novo marketing em suas estratégias de venda e relacionamento com seu público.

Cuidado com o uso do WhatsApp

O que eu tenho visto, porém, e isso me preocupa bastante, é que muitas empresas têm utilizado as plataformas, aplicativos e ferramentas do universo digital de forma equivocada.

Vamos falar de um exemplo relacionado ao uso do WhatsApp.

O fato de você ter o número de celular do seu cliente, não lhe dá o direito de enviar uma enxurrada de fotos ou anúncios publicitários para ele.

Antes, pergunte se ele gostaria de receber suas promoções.

A decisão deve ser dele!

Enfim, o WhatsApp pode (e deve) ser usado como parte de uma boa estratégia de marketing digital, mas é preciso seguir o que chamamos de “Manual de Boas Práticas”.

E isso vale pra tudo dentro do universo digital.

Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

Buscar informação, sempre!

Estou convencido, no entanto, de que esses equívocos também estão inseridos em um processo de amadurecimento do mercado.

Se por um lado, os empresários de Limeira estão cada vez mais inseridos no mundo digital, por outro, é de extrema importância que eles estejam sempre em busca de informações sobre as práticas mais adequadas e eficientes.

E se você é empresário e ainda não se familiarizou muito bem com a ideia de começar a usar o digital para aumentar suas vendas e alavancar seus negócios, comece aos poucos.

Crie a página da sua empresa no Facebook, use o Whatsapp, trabalhe o E-mail Marketing para estreitar o relacionamento com seus clientes.

Mas jamais pare de aprender, e de aplicar!