Como vender mais usando o Instagram

Tempo de leitura: 6 minutos

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Uma coisa é certa: as redes sociais representam uma ótima maneira de aumentar a visibilidade de sua marca. Mas não é só isso, muitas delas podem (e devem!) ser usadas como ferramentas de vendas efetivas. É o caso do Instagram, que pode ser considerado como uma espécie de vitrine on-line.

De acordo com o próprio Instagram, 72% dos clientes afirmam que as fotos de um produto na rede social aumentam as suas chances de compra. Outro dado importante: 38% dizem realizar compras com frequência a partir de produtos divulgados no Instagram. Tentador, não é mesmo!

Porém, para que isso funcione, você precisa entender duas características fundamentais dessa rede.

Dinamismo

Uma das funcionalidades que faz com que as pessoas amem essa rede social é o seu dinamismo. Sendo assim, use legendas curtas, fotos de boa qualidade e vídeos curtos e objetivos. Assim, você conseguirá mais audiência e, certamente, mais clientes.

Experiência e experimentação

Outra característica muito presente nesta rede social é a capacidade de apresentar para os espectadores experiências com o que está sendo postado. Quer ver? Pense no conteúdo dos usuários de um modo geral: lugares, comidas, eventos, situações inusitadas…

Além das amadas/odiadas “selfies”, os demais conteúdos geralmente estão associados a sensações que podem ser despertadas a partir de experiências. Por isso, as marcas que desejam usar a rede como um potencializador de vendas precisam ter isso em mente. O ideal é proporcionar para os consumidores verdadeiras experiências com sua marca e seus produtos.

Observando esses dois fatores, o aumento de suas vendas a partir do Instagram vai depender diretamente da maneira com que você fornece conteúdo para o seu usuário.

Veja a seguir outras dicas interessantes.

Conte uma história

Lembre-se que quem consome os seus produtos são pessoas. Por isso, pense que pessoas usando seus produtos dão uma sensação muito mais real que um manequim ou um cabide. Além disso, essas pessoas têm um perfil muito particular. O que ela gosta de fazer? O que ela come? Onde ela vai?

Adicionar esses elementos às suas campanhas gera identificação por parte do usuário, aumentando o desejo de consumo.

Forneça informações que facilitem a compra

Muitas empresas optam por não divulgar todas as informações pertinentes a um produto em suas postagens. Usam as redes sociais para aumentar a curiosidade dos usuários e encaminhá-los ao site. Porém, principalmente no caso do Instagram, o dinamismo é muito importante.

As pessoas, em poucos segundos, conseguem interagir com inúmeros conteúdos. Elas interagem entre amigos, marcas, influenciadores e famosos, apenas deslizando o dedo na tela. E esse é, inclusive, um diferencial para quem adere a rede. Por isso, quanto mais fácil for o consumo de um conteúdo, maiores as chances de engajamento.

Todo mundo está em busca de praticidade. Ter que acessar a página da empresa, clicar no “link”, buscar o produto no site…Todas essas etapas distanciam o cliente da compra e por isso podem ser empecilhos para que a conversão aconteça. Seja direto!

Use imagens reais e customizadas

A experiência de outras pessoas com um produto ou uma marca influencia muito! Afinal, é como se as nossas dúvidas de qualidade, durabilidade e outras características do produto estivessem sendo solucionadas. Por isso, selfies de clientes ou comentários deles a respeito de uma compra podem ser um diferencial e também um potencializador das suas vendas nas redes sociais.

Elas aumentam a confiança dos clientes sobre uma marca e diminuem a insegurança da compra sem um contato real com o produto.

Além disso, fotos do dia a dia da empresa ou da marca enfatizando o produto de alguma forma dão maior sensação de pessoalidade e lembram às pessoas que uma marca é feita por outras pessoas. Isso gera interação e proximidade, que tornam mais propícios os interesses de compra.

Pense na qualidade das imagens

Toda imagem transmite uma mensagem, logo uma imagem mal feita transmite o quê? Não preciso nem completar a frase, não é mesmo?! A ideia é ressaltar as qualidades do produto e, da maneira mais rápida possível, atrair a atenção do usuário.

E você tem apenas alguns segundo da atenção para conseguir o interesse dele. E isso será facilitado com imagens de qualidade (ainda mais agora que o Instagram dá a opção de Zoom) e elementos que despertem a atenção da sua persona.

E isso também vale para os vídeos: o áudio, a qualidade da imagem, o tempo de duração — tudo isso influencia no consumo da sua audiência e serão diferenciais para a interação dela com tudo o que você publica.

Responda as perguntas dos usuários rapidamente

Muitos usuários fazem perguntas às marcas nas redes sociais e isso é ótimo: demonstra o interesse da pessoa com o seu produto ou serviço.

Porém a falta de resposta ou mesmo a demora no atendimento podem fazer com que esse desejo passe e, com ele, a sua oportunidade de venda.

Por isso seja rápido, atento e, se possível — dependendo da dimensão e objetivo da sua estratégia — tenha uma pessoa específica para atender aos consumidores que interagem com a marca pela rede helpful site.

Esteja preparado: Shoppable Instagram

Várias empresas como Yotpo e  ReadyPulse já desenvolveram ferramentas que permitem que os usuários façam compras diretamente pelo Instagram , funcionando como um e-commerce. Por isso esteja preparado: em breve essas ferramentas devem chegar ao Brasil e se você usa o Instagram como uma ferramenta de venda para o seu negócio, terá ainda mais possibilidades com essas plataformas. Elas são integradas à página da empresa e, com poucos cliques, o usuário pode comprar o produto anunciado na rede diretamente de uma “pseudo-página” do próprio Instagram.

Como você deve ter percebido, seja para lojas físicas ou e-commerces, o Instagram pode funcionar como uma segunda vitrine para seu negócio. A palavra-chave nesse caso é experiência do usuário: o quê sua empresa pode fazer para tornar mais simples, fácil, rápido, instigante e prazerosa a experiência da sua audiência. Pense nisso!

Não existe uma fórmula mágica (como em tudo no Marketing Digital), mas existem pequenas ações e detalhes que fazem a diferença sobre como os seus clientes poderão interagir com o que você publica.

Boas vendas!