Facebook quer que usuários se comuniquem com vídeos

Vocês perceberam que o Facebook vem dando uma atenção especial às pessoas que realizam postagens em vídeos.

Segundo um comunicado divulgado pela empresa este ano, a ideia é tornar a experiência do usuário cada vez “mais rica, engajadora e flexível”.

Veja outro trecho do comunicado:

“As pessoas estão assistindo e compartilhando mais vídeos no Facebook do que nunca, e estamos focados em continuar melhorando a experiência de vídeo”.

Enfim, ao que tudo indica esse é um caminho sem volta.

Como prova disso, selecionei três mudanças recentes implantadas pela rede social.

Vídeos com áudio

Uma das mudanças tem a ver com a exibição dos vídeos no feed de notícias. Não sei se você percebeu, mas, antes, era preciso clicar na tela para ouvir o áudio. Agora, isso não é mais necessário.

De acordo com o Facebook, as pessoas têm assistido a mais vídeos em smatphones e esperam que a gravação seja tocada com áudio quando o volume do celular estiver ativado.

Com essa  atualização, o volume do áudio aumenta quando você passa pelo vídeo no newsfeed e some quando ele é rolado para cima.

No entanto, vale lembrar: se o celular estiver no modo silencioso, os vídeos serão rodados sem áudio.

Outro detalhe: caso o usuário nunca queira que os vídeos sejam tocados já com som, basta desabilitar a opção nas configurações.

Assistir a vídeos separadamente

Outra novidade anunciada recentemente pelo Facebook permite que você assista ao vídeo ao mesmo tempo em que continua rolando o feed de notícias.

Olha a justificativa da empresa para essa mudança:

“Sabemos que, às vezes, você quer assistir a um vídeo e também quer continuar rolando seu feed de notícias”.

Com a novidade, o vídeo a que você assiste é exibido em uma pequena janela ao mesmo tempo que outras ações estão sendo realizadas na mesma tela.

É possível arrastar o vídeo para qualquer canto tela.

No Android, você consegue assistir ao vídeo mesmo tendo fechado o aplicativo do Facebook. Bem legal, né!

Aplicativo para TV

E as novidades não param por aí. Mais recentemente, o Facebook anunciou o lançamento de um aplicativo para Smart TVS.

Os novos modelos da Samsung são os primeiros a receber suporte para o aplicativo de vídeos da rede social, disponível para todos os aparelhos fabricados a partir de 2015.

O foco do novo app é permitir que os usuários assistam os vídeos publicados na rede social em telas grandes, fornecendo acesso a conteúdos publicados por amigos e páginas, além de pesquisas por filmes recomendados de acordo com interesses e de acordo os mais assistidos do mundo.

Quer mais?

Segundo a rede social de Mark Zuckerberg, vem muito mais por aí.

“As pessoas querem mais opções de como e onde assistem a vídeos no Facebook”.

Vale ressaltar porém que todas essas novidades apenas reforçam aquela tendência da qual já falamos algumas vezes aqui no blog.

Aposte na comunicação em vídeo!