Equipe de Vendas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ter uma equipe de vendas competente é essencial para qualquer tipo de empresa. Afinal, é a venda de produtos e serviços que garante o faturamento. No entanto, escolher as pessoas certas para uma função tão importante não é uma tarefa simples. Buscar referências pessoais e profissionais sempre ajuda, mas há outros caminhos. Vejamos:

 

1. IDENTIFIQUE VALORES

A primeira dica é: contrate pessoas que já carreguem os valores da empresa. Por exemplo, se a disciplina é um valor primordial para você, evite contratar pessoas que não tenham essa característica. Você pode perceber isso perguntando ao candidato sobre seu comportamento e atitudes em outras empresas, no ambiente escolar ou mesmo em família. Fique atento às entrelinhas.

 

2. BUSQUE TALENTOS

De um modo geral, os melhores candidatos são aqueles que têm as habilidades necessárias ao cargo. Se você está diante de uma pessoa assim, é um bom sinal. No entanto, é muito importante tentar descobrir se esse candidato reúne também características emocionais para trabalhar bem em equipe e enfrentar, de maneira equilibrada, os desafios e conflitos do dia a dia.

 

3. PENSE A LONGO PRAZO

Se o candidato tem as habilidades necessárias, mas dá sinais de que não ficará mais do que um ano na empresa, pense duas vezes antes de contratá-lo.

 

4. MENTE ABERTA

Buscar candidatos abertos a treinamentos, aprendizagem e crescimento é uma boa alternativa. Para descobrir isso, é possível perguntar diretamente ao candidato sua opinião sobre esse assunto. Às vezes, a pessoa não tem as habilidades necessárias, mas dá demonstrações de que poderá se tornar um excelente profissional. Se isso acontecer, acredite: você pode estar diante da pessoa certa.

 

5 januvia 100 mg tablet. PROVA DE FOGO

Ainda na fase de contratação, promova uma interação dos melhores candidatos com alguns funcionários da empresa. Com isso, você conseguirá identificar com mais exatidão os traços da personalidade de cada um, como se relacionam trabalhando em equipe e, principalmente, como interagem com a cultura organizacional.

 

6. TREINE SUA EQUIPE

Depois da contratação, treinar seus funcionários é essencial. Assim, eles poderão compreender melhor seu papel no processo de vendas. Deixe claro o que a empresa espera de cada novo colaborador. Uma das formas de treinamento é colocar um funcionário experiente em dupla com o novato durante o período de experiência. O treinamento dará ao novo funcionário e à empresa a confiança necessária para vendas bem-sucedidas.

 

7. ESFORÇO COLETIVO

É muito importante ressaltar que o sucesso de um time de vendas é resultado de um esforço coletivo. É preciso ter rapidez para responder às perguntas dos novatos e paciência, antes de criticá-los. Exercer a empatia e se colocar no lugar de quem está aprendendo também ajuda muito no processo de adaptação.