Como vender mais?

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O atual cenário econômico tem deixado os consumidores mais cautelosos. Até mesmo quem não perdeu o emprego está pensando duas vezes antes de gastar. Diante dessa realidade, empreendedores dos mais diversos segmentos de mercado começam a reavaliar seu modelo de negócio, a fim de criar novas estratégias de venda e de relacionamento com os clientes. Se esse também é seu caso, confira a seguir algumas dicas que poderão lhe ajudar nessa delicada tarefa.

 

1. MUDE O FOCO

Se você ainda não conseguiu abandonar o hábito de reclamar de tudo e de todos, vire a página. Toda vez que surgir um novo problema, vá além e pense em como resolvê-lo de forma rápida e criativa. Reclamações só afastam as pessoas, inclusive seus clientes.

 

2. IDENTIFIQUE SUA PROPOSTA DE VALOR

O consumidor não está em busca simplesmente de um produto ou serviço, mas dos benefícios que terá ao adquiri-lo – tangíveis e intangíveis. Na sua empresa, esses benefícios estão claros e bem definidos para você, para os seus funcionários, para sua equipe de vendas e para os seus clientes? Quais são os verdadeiros diferenciais do seu produto ou serviço em relação aos concorrentes?

 

3. “ENTENDER” ANTES DE “ATENDER”

Você só conseguirá melhorar o atendimento da sua empresa quando entender melhor o perfil de seus clientes. Procure descobrir quem são, onde moram, quais são seus valores, seus gostos e preferências. É preciso entender bem para atender melhor.  Tenha um banco de dados de seus clientes e mantenha-o atualizado.

 

4. METAS DIÁRIAS

Toda equipe de vendas precisa trabalhar com referências baseadas em número reais. Não deixe para cobrar o cumprimento de metas somente no final do mês. A cobrança deve ser diária. Tenha planilhas e relatórios que demonstrem o rendimento da equipe. E lembre-se: as metas devem ser alcancáveis, porém desafiadoras. Se possível, crie pequenas premiações para aqueles que se destacarem.

 

5. OLHE PARA SI

Responda com franqueza: é prazeroso trabalhar em sua empresa? Qual é o nível de satisfação dos seus funcionários no ambiente de trabalho? Tente descobrir essa informação por meio de reuniões permanentes, entrevistas e questionários. Os clientes são os primeiros a perceber o desânimo de um funcionário insatisfeito.

 

6. BUSQUE CONHECIMENTO

Reserve parte do seu dia para ler artigos, livros ou pesquisar novidades sobre gestão, marketing e estratégias de vendas. Participe de bons cursos, treinamentos, palestras, workshops e fóruns empresariais special info. Novos conhecimentos possibilitam que você tenha um leque maior de alternativas na busca de soluções positivas para os problemas. Incentive e possibilite que seus funcionários também façam o mesmo. Em um mercado em constante transformação, atualizar-se é fundamental.

 

7. REDES SOCIAIS

Fortaleça o relacionamento com seus clientes por meio das mídias sociais: Facebook, Instagram, Snapchat e até Whatsapp. Todos esses recursos podem e devem ser utilizados de forma profissional para humanizar a relação da sua empresa com os clientes. Dessa forma, você também estará fazendo com que eles se mantenham ativos por mais tempo.

Empreender é muito mais do que ter uma ideia criativa e colocá-la em prática. É preciso estar atento às mudanças da economia, do mercado e do próprio perfil do consumidor. Quem identifica essas variáveis mais rapidamente e consegue implantar mudanças assertivas, sai na frente. E no mundo dos negócios, quem sai na frente leva vantagem.