Como criar conteúdos para redes sociais?

Você já teve dúvida sobre que tipo de conteúdo postar nas redes sociais da sua empresa?

Pois saiba que essa é uma dúvida extremamente comum.

Os empresários sabem que ter uma página no Facebook com conteúdos atrativos é muito importante, porém essa tarefa não é tão simples quanto parece.

Em primeiro lugar, é importante destacar que encher a sua página de publicações comerciais não é a melhor forma de estabelecer um bom relacionamento com seus fãs.

Como dizia Jefrey Gitomer:

“As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar.”

Hoje sabemos que uma página bem-sucedida consiste – entre outros critérios – na criação de conteúdos relevantes focados em seu público-alvo.

Os benefícios desse tipo de iniciativa são inúmeros: fortalecimento da marca, maior engajamento do público, mais compartilhamentos, novos fãs e, consequentemente, maior volume de vendas.

Diante da importância desse tema para as empresas, selecionamos 15 sugestões de conteúdos para alavancar o seu negócio.

1- Frases, citações e conteúdo motivacional

Esse tipo de conteúdo normalmente gera muitos compartilhamentos e incentiva seus fãs a seguirem em busca dos seus objetivos.

Se possível, use uma imagem que tenha relação com o texto.

Ah, e não esqueça de usar uma tipografia bem legal e cores contrastantes.

Seus fãs vão adorar!

2 – Bastidores: o dia a dia do seu negócio

Estamos falando de um princípio muito importante: a humanização do seu negócio.

No fundo, as pessoas querem falar com pessoas, não com marcas.

Sendo assim, compartilhe fotos do seu escritório, da fabricação do seu produto, do dia a dia com seus clientes e da sua equipe.

3 – Fotos de fãs utilizando seus produtos

O melhor vendedor da sua empresa é o seu cliente.

Por isso, convide seus fãs a enviarem fotos e depoimentos sobre seu produto ou serviço.

Uma loja de artigos para bebê, por exemplo, pode postar a filha de uma cliente usando um dos vestidinhos da marca.

Já uma academia pode postar o “antes e o depois” de um aluno após seis meses de treino.

4 – Dicas e formas de uso do seu produto

Eduque seu público sobre a melhor forma de usar seu produto.

Uma loja de bijuterias, por exemplo, pode postar fotos de looks completos, mostrando combinações interessantes entre roupas e acessórios.

De forma semelhante, uma empresa de máquinas e equipamentos pode mostrar procedimentos que prolonguem a vida útil de seus produtos.

5 – Curiosidades do seu nicho

As pessoas adoram saber curiosidades.

Uma pizzaria, por exemplo, pode fazer um post revelando a origem histórica de um sabor específico de pizza.

Já um salão de beleza pode publicar uma informação do tipo:

“Você sabia que as brasileiras ocupam o segundo lugar no ranking de maiores consumidoras mundiais de cosméticos?”.

Só não esqueça de contextualizar as curiosidades com o seu negócio.

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6 – Dúvidas frequentes

Crie posts informativos a partir das perguntas mais comuns feitas pelos seus fãs.

Para tornar essa tarefa mais simples, você pode analisar o conteúdo dos últimos emails recebidos pela empresa, conversar com a equipe de atendimento ao cliente ou pesquisar comentários deixados na página da empresa no Facebook.

7 – Datas comemorativas e eventos

Jamais se esqueça de feriados e datas comemorativas, principalmente quanto estão diretamente relacionados ao seu negócio.

Uma construtora, por exemplo, não pode deixar de cumprimentar profissionais que fazem parte do dia a dia da empresa, como engenheiros e arquitetos.

Crie posts com imagens, citações ou cumprimentos relacionados à data.

8 – Perguntas e enquetes

Ouça seus fãs.

Eles adoram responder perguntas e ajudar a resolver problemas.

Você pode investir nessa estratégia quando estiver em dúvida sobre qual produto criar, sobre os gostos e preferências dos seus clientes, quando estiver sem ideia sobre o que postar no blog da empresa etc.

9 – Humor, brincadeiras e virais

Você pode usar algum fato divertido do cotidiano ou criar um meme relacionando-o à sua marca.

A Visa, por exemplo, criou uma campanha bem-humorada mostrando a semelhança entre o penteado de dois artistas bastante conhecidos do público: Supla e Ana Maria Braga.

Esse tipo de conteúdo, quando trabalhado na medida certa, humaniza a marca e desperta a simpatia do público.

10 – Listas e ranking

Esse tipo de assunto atrai facilmente a atenção do público.

São conteúdos do tipo: “As 5 cores de esmalte mais quentes do momento”;

“Os 10 filmes que todo empreendedor deveria assistir”;

“As 7 cidades mais belas do planeta” etc.

11 – Curadoria: comente notícias do seu nicho

Publique informações relevantes do seu segmento de mercado.

Uma imobiliária, por exemplo, pode orientar seus fãs sobre uma mudança na lei de compra e venda de imóveis.

Detalhe importante: só divulgue informações de fontes confiáveis.

12 – Storytelling

Conte a história da sua empresa. Fale de cada uma das etapas até chegar aos dias de hoje. Como o seu negócio foi criado, a superação dos principais desafios, o significado de cada conquista. Acredite: essa é uma poderosa ferramenta de engajamento.

13 – Trechos de posts do blog da empresa

Aproveite o blog/site da sua empresa para criar posts interessantes. A ideia é destacar as informações mais relevantes do artigo – como trechos, citações estatísticas ou gráficos – e apresentá-las de maneira criativa.

14 – Quebre objeções

Quais são os principais questionamentos que as pessoas fazem antes de adquirir seu produto ou serviço?

Procure criar posts que esclareçam cada uma dessas objeções.

Quando o cliente descobre todos os benefícios de um determinado produto, o fator “preço”, por exemplo, normalmente passa a ter menor relevância em sua decisão de compra.

15 – Abra espaço para os seus parceiros

Enriqueça suas redes sociais com conteúdos obtidos junto aos seus fornecedores e parceiros.

Aliás, se possível, vá além. Crie posts que reforcem e valorizem a parceria entre em vocês.

Uma boa ideia é divulgar fotos e depoimentos dessas pessoas que ajudam você a ter sucesso.

Valorize suas parcerias!

Pronto!

Agora, é colocar a mão na massa e ficar de olho nas métricas.

Analise os resultados e identifique o tipo de conteúdo que seus fãs mais gostam.

E aí, gostou das dicas?

Continue no blog para conferir outras dicas sobre marketing digital.

E se você estiver precisando de uma ajuda profissional na produção de conteúdo para a sua empresa, fale com a gente.