WhatsApp declara guerra ao Snapchat

O WhatsApp acaba de declarar guerra ao Snapchat. Agora, é possível usar flash na câmera frontal, acrescentar stickers às fotos tiradas pelo aplicativo e dar zoom com uma única mão enquanto estiver gravando vídeos. A principal novidade é a seguinte: a partir de agora, usuários do mensageiro poderão enviar fotos, vídeos e GIFs para que sejam vistos por contatos por até 24 horas. Após o período, o conteúdo desaparece — recurso idêntico ao do Snapchat Stories.

O principal foco da atualização, porém, é a ferramenta Status, que ganha uma aba exclusiva que ocupa o espaço hoje ocupado pelos contatos. Nela, é possível ver fotos e vídeos enviados pelos contatos — basta tocar na foto do usuário para assistir. Além disso, uma nova aba de câmera foi adicionada à tela inicial, permitindo que usuários tirem fotos e gravem vídeos rapidamente para enviar à aba “Status” ou diretamente aos seus contatos.

Os usuários ainda poderão editar a imagem no próprio WhatsApp, incluindo ilustrações, emojis, desenhos e outras figuras. Ainda será possível responder as imagens — como é feito, atualmente, nas mensagens de texto trocadas no app. Basta clicar na foto e em “Responder” para iniciar uma conversa com o contato.

Por enquanto, a atualização está disponível apenas para usuários da Holanda e França. Ainda nesta semana, Reino Unido, Espanha, Itália, Israel e Arábia Saudita também receberão a atualização. Demais países — incluindo Brasil — deverão receber o recurso do WhatsApp Status em breve. Confira a seguir, as principais novidades.

Flash na tela

O “flash” da câmera frontal funciona com a própria tela do celular, no estilo do virtual flash, dos celulares da LG, e do Flash Retina, dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Na hora de tirar a foto, a tela fica branca para iluminar o objeto fotografado. O novo recurso é bastante interessante para fazer selfies em ambientes mais escuros. Para utilizar, abra a câmera do aplicativo e ative o flash da câmera frontal (ícone de raio).

Carinhas e mais carinhas…

A outra novidade que chegou na atualização promete deixar suas conversas mais divertidas com a colocação de stickers nas fotos tiradas pelo app. Para adicionar um sticker, basta fotografar e, antes de enviar, tocar no ícone com uma carinha feliz. Várias opções de adesivos vão aparecer, role para baixo para ver todos e toque naquele que você mais gostar. Para redimensionar, é só tocar no desenho e fazer um movimento de pinça com os dedos. Assim, as figurinhas ficarão maiores ou menores.

Além de uma grande de adesivos, é possível escrever um texto ou desenhar de forma manuscrita. Se você quiser adicionar um texto, basta tocar na letra “T” e começar a digitar. Você pode mudar de cor na barra lateral. Também é possível redimensionar os textos fazendo movimento de pinça.

Faça rabiscos

Já para fazer desenhos à mão na foto, é simples. Basta tocar no ícone “lápis”. Essa função também permite a alteração de cores.

Outra opção de edição de imagem dentro da câmera do próprio aplicativo é a possibilidade de cortar a foto antes de enviá-la. Para isso, toque no segundo ícone da esquerda para a direita (uma espécie de quadrado), corte a imagem como quiser e dê “Ok”.

Se quiser descartar alguma figurinha ou desenho, arraste para o ícone de lixeira, no canto superior esquerdo. Para desfazer alguma ação enquanto ainda edita a foto, toque na seta ao lado do ícone de recortar.

Zoom com uma única mão

Além de todos essas novidades, o WhatsApp adicionou outro recurso muito legal, que facilita o uso de zoom na hora de gravar vídeos. Mas a nova função só permite que o usuário aproxime o vídeo enquanto estiver gravando. Vale lembrar que para gravar um vídeo, é necessário ficar pressionando o obturador. Sendo assim, para aplicar o zoom é só arrastar o dedo na tela para cima ou para baixo, aproximando e afastando a imagem.

As novidades evidenciam o esforço do Facebook, dono do WhatsApp, em se aproximar do Snapchat, seu concorrente.