[Infográfico] 10 segredos para produzir conteúdos incríveis para o Facebook

Você sabe como produzir conteúdos que realmente chamem a atenção do seu público e de futuros clientes? Se você ainda está pensando para responder, fique tranquilo. Esse tipo de dúvida é recorrente, inclusive no segmento empresarial. Por essa razão, selecionei 10 dicas que vão lhe ajudar nessa importante tarefa.

1.Uma marca é um ponto de vista

Não tenha como objetivo agradar a todos. Ao contar sua história, faça escolhas, defina um ponto de vista, tenha uma voz, pense em audiências específicas. Seja verdadeiro e fiel aos valores da sua marca.

A DOVE assumiu uma posição: reforçar a auto-confiança das mulheres para que se sintam felizes como são. Por isso, em suas divulgações, a marca tem preferido “pessoas reais” a supermodelos.

2.Conte histórias

A palavra-chave aqui é autenticidade. Procure pensar em histórias que só a sua marca (e nenhuma outra!) poderia contar. O desafio é criar histórias únicas que fiquem gravadas na mente e no coração das pessoas.

A RED BULL deu uma ótima demonstração desse conceito ao patrocinar um salto de paraquedas da estratosfera terrestre. Você não precisa dar um salto tão alto, mas seja tão criativo quanto eles.

3.Busque resultados reais

Fuja de exibicionismos, dos memes pelos memes e de ações que não trazem resultados concretos para o seu negócio. Use o Facebook como uma ferramenta de marketing. Se uma história ou data é importante, faça uma campanha com objetivos claros e mensuráveis, e não apenas um post que segue um modismo.

A COCA-COLA não faz só um post de Natal. A data é tão importante que é uma das principais campanhas da marca há mais de 80 anos. Ela faz O NATAL.

4.Explore o poder das imagens

Capriche na escolha das imagens, ou ilustrações, que farão parte da sua campanha. Saiba que alguns tipos de imagem geram maior conversão, como as que traduzem sucesso, felicidade, riqueza e motivação. Homens e mulheres atraentes também costumam gerar ótimos resultados. Se possível, faça vídeos.

A VISA realizou uma campanha bastante criativa com a frase: “Uma Copa do Mundo da Fifa no Brasil é como Visa. Todos são bem-vindos. Quem do Lado Negro da Força você vai recepcionar?” O post convidava os brasileiros a receberem bem todos os estrangeiros.

5.Textos? Curtos

Conte histórias curtas e deixe que a mensagem seja complementada pela imaginação (e a emoção) das pessoas que as acompanharem.

Com relação a esse tema, um dos exemplos usados até hoje pelo Facebook é o post em que Barack Obama dá um abraço em sua esposa. A postagem foi feita por ocasião da reeleição do então presidente e bateu recorde de visualizações. Detalhe: o post tinha apenas três palavras: “Four more years”.

6.Mude o foco para o mobile

No Brasil, é cada vez maior o número de acessos à internet pelos smartphones. Nesses dispositivos, o conteúdo visual tem uma importância ainda maior. Por isso, sempre que for realizar uma campanha, veja se ela também é interessante no modo de exibição para celulares.

Como a maioria das pessoas usa o celular no sentido vertical, produções na horizontal acabam por não ocupar todo o espaço que poderiam na tela. Experimente, então, usar vídeos mais altos, com proporções de 4:5 ou 9:16, por exemplo.

7.Criador ou curador de conteúdo?

Nem uma coisa, nem outra. Você não precisa ser o criador de todo o conteúdo que será colocado no Facebook. Você pode usar conteúdos de parceiros  (não esqueça de dar os créditos) e até mesmo de seus fãs. Aliás, esse tipo de estratégia costuma dar ótimos resultados.

Cada usuário de GO PRO é um gerador de conteúdo por natureza. Tudo o que a equipe da marca tem que fazer é selecionar e editar o melhor daquilo que as pessoas estão fazendo por aí.

8.Consistência, sempre!

A percepção de uma marca é construída ao longo do tempo, com uma história sendo contada de cada vez. Cada post deve fazer sentido isoladamente, mas quando somado a todos os outros, a história da sua marca deve ficar ainda mais interessante.

Pense a sua marca como uma boa série de TV. Faça com que as pessoas queiram assistir a todos os episódios (posts), e não apenas a um.

9.Não existe “receita pronta”

Na verdade, o que existe é a sua receita de sucesso. Cada publicação deve ser capaz de testar uma hipótese: dando certo ou errado, você tirou algum aprendizado! Aprenda com as start-ups (build, measure,  learn) e prepare-se para estar errado. Se funcionar, aplique!

Uma excelente forma de tentar descobrir a melhor combinação entre foto e texto para sua campanha é ouvir a opinião da sua audiência. Realize, por exemplo, o Teste A/B. Coloque dois anúncios para rodar, acompanhe as métricas e mantenha no ar o mais eficiente.

10.Segmente seu público

Antes de iniciar uma campanha, defina primeiro a persona. Qual é o perfil da pessoa que você quer atingir? Quais são suas dores e desejos? Só assim você conseguirá criar mensagens que façam sentido para o seu público-alvo. E isso faz toda diferença!

Um dos maiores erros que você pode cometer é querer se comunicar com um público muito amplo. Procure identificar o perfil exato da pessoas que você quer atingir. Hoje em dia, existem várias ferramentas que podem ajudar, como o Audience Insights.

Gostou das dicas? Então, que tal baixar um infográfico, em alta resolução, com todas essas informações? Para fazer o download, basta clicar aqui ou na imagem abaixo!

Até a próxima!